top of page

Publicações

MEUS LIVROS

A VIDA APÓS O
HOLOCAUSTO

A Vida Após o Holocausto 

Memórias de Andor Stern.

Andor Stern, filho de húngaros, nasceu em São Paulo, em 1928, onde viveu até os três anos, quando o pai, médico da mineradora inglesa AngloGold, pediu transferência para a Índia. Após o término do seu contrato de trabalho, a família decidiu visitar os parentes na Hungria e lá permaneceu.

Com a guerra em andamento e o posicionamento do Brasil ao lado dos Aliados, o brasileiro foi considerado inimigo de Estado e obrigado a se apresentar às autoridades húngaras. Aos 14 anos, Andor foi internado em um campo na região dos Baixos Cárpatos, nos limites da Hungria, mas conseguiu fugir. Viveu clandestinamente na casa dos avós até a total ocupação nazista na Hungria, quando os judeus sofreram a perda dos direitos, mudança para os guetos e, logo depois, a deportação para Auschwitz.

Andor e sua família foram levados para o temível campo de extermínio na Polônia. Apesar do grande sofrimento, o brasileiro sobreviveu ao Holocausto. Em 1945, com o fim da Guerra, ele conquistou sua liberdade de volta e realizou o sonho de retornar ao Brasil. Sozinho, sem dinheiro e sem falar português, Andor sobreviveu mais uma vez. Aliás, fez muito mais do que isso. É essa história de reconstrução é o que você vai ler nesta obra.

Capa livro_edited.jpg

UMA ESTRELA

NA ESCURIDÃO

Uma Estrela na Escuridão: a história de Andor Stern, o único brasileiro sobrevivente ao holocausto.

Imagens de guerra invadem nossa vida todos os dias. Milhares de pessoas têm sua vida cotidiana interrompida bruscamente por uma bomba, um ataque aéreo, um tiro certeiro. Escombros, destroços, nuvens de poeira negra, campos de refugiados nos são mostrados diariamente, seja nos jornais, na TV ou na rede. Quase não nos comovem, pois sua constância as tornou banais. É uma realidade distante, basta mudar o canal ou desligar o computador e assunto encerrado. Impotentes diante de tanta desgraça, vivemos nossa vida como se aquilo tudo não fosse real.

No entanto, aquilo tudo é real para milhares de seres humanos iguaizinhos a nós, que tiveram seu destino traçado pelo fato de terem nascido naquele lugar e naquela circunstância histórica. Foi assim desde sempre, e o livro que aqui apresento trata de uma dessas circunstâncias: a II Guerra Mundial. No quadro geral dessa guerra, o professor Gabriel Davi Pierin põe o foco sobre a experiência de uma pessoa comum, dando-nos a oportunidade de refletir sobre os mecanismos que transformam decisões políticas em dramas individuais.

Essa dupla dimensão de simples indivíduo e personagem da história é que perpassa o relato de Gabriel, resgatando aqui a história de um menino que, como milhares de outros, pagou altíssimo preço por sua condição de judeu numa época em que esse era o maior pecado. Ele perdeu a família, passou por toda espécie de privação e foi prisioneiro de guerra. Dessa experiência, tirou uma lição: o alto valor da liberdade. Não esqueceu por um único dia de suas perdas, mas tratou de viver cada minuto com intensidade, entusiasmo e otimismo. Não perdeu a confiança na humanidade. Parece mentira, mas não é.

 

Ilka Stern Cohen

Doutora em História Social pela FFLCH/USP, filha de Andor Stern.

CAPA OFICIAL.jpg

UMA ESTRELA
NA ESCURIDÃO ADAPTAÇÃO EM HQ

Uma Estrela na Escuridão: a história de Andor Stern, o único brasileiro sobrevivente ao holocausto.

Em HQ “Uma Estrela na Escuridão"

 

"Eu havia sobrevivido aos insultos da minha infância. Não sucumbi ao abandono de meu pai, à separação que se abateu sobre minha família, ao campo de extermínio de Birkenau, ao trabalho em Monowitz, às intempéries em Varsóvia... Eu sobrevivi à perda da minha mãe. Sobrevivi de mim mesmo... Ainda havia algo de vivo em mim". 

 

Conheça a história real de Andor, um judeu brasileiro que foi mandado para Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial.

Indicado à Melhor Adaptação do Prêmio HQ Mix de 2018.

CAAPA HQ.jpg

O  NASCIMENTO

DE UM GIGANTE

ESGOTADO

Santos Foot-Ball Club: O Nascimento de Um Gigante, a História da Fundação.

Todos nós gostamos de bebês. E dos seus primeiros dias. É divertido, e emocionante, ver suas primeiras roupinhas, ouvir sua primeira risada, a primeira palavra, cortar o primeiro cachinho de cabelo e assistir ao primeiro xixi na cara do tio (desde que o tio não seja você, é claro). Há uma certa poesia nestes primeiros passos. E com um time de futebol não é diferente. Também há algo de romântico em suas primeiras atividades. E tal é a graça deste livro. Ele é como um daqueles álbuns de bebê, com seus primeiros dados e suas primeiras fotos. Um bebê que cresceu muito e se tornou uma lenda: o Santos Futebol Clube ou Santos Football Club, se você preferir a grafia dos tempos de antanho. Aqui o leitor conhecerá o nome dos vários pais do clube, a história de sua primeira casa (onde vive até hoje), como foi a escolha do nome, o primeiro uniforme, a primeira bandeira, primeiro torcedor fanático (Coalhada), as primeiras brigas, as primeiras notícias em jornais (com a saborosa escrita daquele tempo) e as primeiras vitórias.

Capa Santos.jpg

1912

ESGOTADO

Santos Foot-Ball Club: Os Seus Primeiros Passes Para a Glória.

O Santos Futebol Clube é o clube que mais fez gols na história do futebol mundial. Sustenta o recorde de 23 títulos oficiais numa mesma década. Em 1962, o Santos se tornou o primeiro e único clube a ganhar os campeonatos nas esferas estadual, nacional, continental e mundial em um mesmo ano. É o time que mais conquistou competições, oficiais ou não-oficiais, em um mesmo ano – oito títulos, em 1968. É o recordista mundial de jogos disputados em uma mesma temporada – 99 jogos, em 1959. Tem a maior média de gols em um campeonato corrente e oficial – em 1927, o Santos fez 100 gols em 16 jogos pelo Campeonato Paulista. É o clube que fez mais gols em um mesmo ano – 342 gols em 1959 e com maior número de gols em um campeonato oficial – 151 gols em 1959 pelo Campeonato Paulista. O Santos é o clube com o maior número de artilheiros do Campeonato Paulista e que teve mais vezes um mesmo jogador artilheiro de um mesmo campeonato oficial, Pelé. Esse livro conta como essa história de glórias começou.

caoa 1912.jpg

1927

ESGOTADO

Santos Foot-Ball Club: O Primeiro Ano Mágico.

Foram 100 gols em 16 jogos no Campeonato Paulista de 1927 e a média de 6,25 gols por partida. Uma marca que dificilmente será superada.
O primeiro time da América do Sul a marcar 100 gols num único campeonato.
O DNA ofensivo do Santos, em qualquer época de sua história

capa 1927 GDP.jfif

SANTOS, ONDE NASCEU O SURFE NO BRASIL

Santos, onde nasceu

o Surfe no Brasil

ESGOTADO

A ação dos homens e mulheres em sociedade produz novos comportamentos, saberes e relações, entendidos como cultura. Ela possui um caráter dinâmico pela aquisição e transmissão a outros grupos e gerações futuras.  
A milenar cultura havaiana do surfe nasceu no Brasil pela ação de Thomas, Margot, Osmar, Jua e Silvio, há quase 90 anos. Jovens, criativos e corajosos, filhos de uma terra que gerou ou fincou raízes de grandes personalidades da política, da arte, do esporte e da música.
O surfe e o projeto de construção das primeiras pranchas, as tábuas havaianas, chegaram em publicações estrangeiras como a Popular Mechanics e a Modern Mechanix and Inventions Magazine. O domínio de outras línguas, a ligação dos jovens com esportes aquáticos e a intimidade das famílias com as atividades portuárias e navais, especialmente ao comércio cafeeiro, impulsionaram o início do surfe na cidade.
Na década de 1930 essa conjunção de fatores permitiu a esse grupo de jovens deslizar nas águas do mar sobre suas pranchas, enquanto escreviam as primeiras linhas da história do surfe no país.  
Ao longo do tempo, o surfe foi ganhando espaço cada vez maior na cidade, no país e no mundo. Marginalizado no passado, o surfe cresceu, se profissionalizou, virou esporte olímpico e movimenta um mercado milionário. Distante do preconceito, o surfe na cidade de Santos ainda figura pioneiro, contribuindo de forma integral na Educação, Inclusão Social, Saúde e Lazer. 
A cidade possui a primeira Escola Pública de Surfe e um belo e completo parque à beira-mar, entre outras conquistas do surfe. Essas iniciativas foram frutos do trabalho e da persistência de diversas pessoas que sonharam e contribuíram para o desenvolvimento do esporte.
Nesses quatro anos de pesquisas, entrevistas, encontros e quase 200 histórias produzidas, divulgamos os feitos de surfistas de alma. Jovens que aprenderam na tentativa e erro a sobreviver e surfar as ondas mais turbulentas, preparando o mar para colocar os brasileiros no lugar mais alto do Circuito Mundial. Hoje, o país possuí quatro campeões mundiais e o primeiro campeão olímpico da história.
Nesse mar revolto, entre alegrias, descobertas e perdas, o livro ‘Santos, onde nasceu o surfe no Brasil’ é mais do que um compilado de histórias. É um legado para o povo santista, um convite para o espírito Aloha de comunhão e harmonia. 

Gabriel Davi Pierin e Diniz Iozzi

WhatsApp Image 2024-06-18 at 13.14.39.jpeg
bottom of page